geronetservices

FILTRAGEM

A qualidade da agua que você consome representa a qualidade da saúde de sua família.

Consumo, Contaminação, Filtragem, Manutenção, Qualidade, Tipos de filtros, Agua, Apostilas, Artigos, CursosEsportes, Games, Links, Turismo, Vigilancia


Carbomax

O elemento filtrante Carbomax possui exclusiva camada externa filtrante em polipropileno atóxico, fornecido em diferentes micra. Esta camada retém as partículas em suspensão na água, evitando a contaminação da camada interna de carvão ativado. O Carbomax atrai e prende determinados produtos químicos, enquanto a água passa através dele. Um material altamente poroso, consequentemente, tem uma área de superfície extremamente elevada para a adsorção do contaminante. O Carbomax consiste em conjuntos minúsculos dos átomos do carbono empilhados em cima um do outro. A fonte do carbono é uma variedade dos materiais, tais como cascas de coco. A fonte crua do carbono é aquecida lentamente na ausência do ar para produzir ativação do carbono. O carbono é ativado passando gases de oxidação através do material em temperaturas extremamente altas. O processo da ativação produz os poros que resultam em tais propriedades de adsorção elevadas. O Carbomax, através de micro poros, aumenta sua capacidade de retenção de compostos orgânicos, tais como trihalometanos ou THM’s. Os micro poros permitem a remoção de sabores, odores e a retenção simultânea de cloro e outros contaminantes (pesticidas, herbicidas, etc...) encontrados na água. Tem por finalidade primordial a retenção de cloro livre e de compostos químicos orgânicos, agentes que causam gosto e cor na água filtrada. Possui função bacteriostática quando associado ao nitrato de prata. A prata coloidal, na verdade, é utilizada para evitar a proliferação de bactérias dentro do filtro, enquanto ele está em descanso. Caso o elemento filtrante não seja trocado no prazo indicado na embalagem do filtro, a qualidade da água que está sendo consumida estará seriamente comprometida.

facebook twitter

Custom Search

agua-potavel

Filtros de Sedimento em polipropileno

Temos o filtro tipo cartucho. Os mais comuns são os de 10 ½ ou 20 polegadas de comprimento. Este tipo de filtro geralmente tem uma carcaça removível, dentro da qual se pode colocar diferentes tipos de elementos. Um elemento de cartucho de filtro de sedimentos pode ser fabricado para remover determinados tamanhos de partículas. A maior parte dos elementos para uso residencial faz remoção de 30 ou 50 micra. Elementos mais caros, geralmente para uso industrial, podem indicar um determinado tamanho de partícula (em micra) e adicionar a palavra absoluto. Isto simplesmente significa que se estiver mencionando cinco micra absolutos, são realmente cinco micra e que muito poucas partículas maiores que cinco micra irão passar através do filtro. Em um filtro comum, pode estar escrito 25 micra, significando que a maior parte das partículas de 25 micra, ou mais, ficarão retidas. Lembre-se que os filtros realmente ficam melhores ou mais efetivos conforme são usados. A sujeira da água fica na superfície do filtro e se torna parte dele. Conforme ela aumenta, progressivamente, mais e mais partículas são capturadas e o fluxo, através do filtro, diminui. Esta diminuição do fluxo pode se tornar uma fonte de problemas para seus aparelhos que usam água. Se você estiver usando um filtro deste tipo, é muito importante fazer a troca regular do elemento filtrante.

Carvão ativado

O carvão ativado adsorve a maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor, mutagenicidade e toxidade. O carvão ativado é uma forma de carbono especificadamente tratado para aumentar significativamente suas propriedades adsortivas, sendo sua característica mais significante a enorme área superficial interna, que é desenvolvida durante o processo de produção. Este produto carbonáceo possui uma estrutura porosa que proporciona uma área superficial de, comumente, 600 a 1.200 m2/g. A superfície é produzida por oxidação e o material carbonáceo desenvolve uma rede porosa que irá reter a substância a ser adsorvida. O carvão ativado pode ser utilizado no processo de tratamento de água na forma de pó ou granular. É muito comum o emprego de carvão ativado granular (CAG) para o tratamento de águas industriais, notadamente aquelas de alimentação, de bebidas e de outras nas quais a água tratada deve se apresentar isenta ou com concentração muito baixa de substâncias orgânicas. Em estudos de controle de trihalometanos em sistemas de abastecimento, Lima Isaac (1993) estudou a remoção destes subprodutos da cloração por adsorção em colunas de CAG e conclui que sua utilização propicia a remoção não só de trihalometanos, mas também de outros compostos orgânicos presentes na água, melhorando a qualidade da água tratada. Os carvões ativados granulados (CAG) são produzidos a partir de matérias-primas rígidas, de modo a adquirirem dureza necessária para evitar perdas excessivas devido à fricção e manuseio. De forma geral, qualquer matéria-prima carbonácea poderia ser utilizada para a fabricação de carvão ativado, contudo, nem todas são economicamente viáveis. As mais utilizadas, no Brasil, são de origem vegetal, como madeira de pinus, acácia e as cascas de coco. Ossos de animais também são utilizados para a produção de um tipo específico de carvão ativado. Pode-se utilizar o carvão mineral como a hulha e o antracito, embora não seja prática usual no Brasil.

Links recomendados: Cursos, Genealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro

Osmose Reversa

Neste processo, a água sob pressão é forçada contra um sistema de membranas com poros microscópicos. Apenas as moléculas de água pura conseguem atravessar essa barreira. A água assim obtida é armazenada em um reservatório selado, pronta para atender ao consumo. As impurezas e os sólidos em suspensão são jogados para fora do sistema. O trabalho de purificação e eliminação de resíduos é constante. Esse princípio é o mesmo utilizado por nossas células para receber nutrientes e eliminar toxinas. Nesse caso, o processo é denominado “Osmose”. Este processo é muito usado, por exemplo, em estações de dessalinização de água, operando em navios ou regiões desérticas próximas ao mar. Nessas aplicações, o equipamento, dotado de membranas apropriadas, recebe por um duto a água do mar pressurizada, fornecendo água doce após sua passagem pela membrana. A água “suja” (rejeitada), saturada de sal e de mais poluentes, é jogada de volta ao mar. Convém destacar que os equipamentos para dessalinização da água são construídos em aço inoxidável e trabalham com pressões de 10 a 20 vezes superiores do que os sistemas projetados para uso residencial.

Luz Ultravioleta

Atacam os cinco primeiros grupos de micro-organismos presentes na água (vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários), agindo no seu DNA e esterilizando-os. É um dos métodos mais eficazes disponível no mercado para tratamento de água. É importante verificar a potência da lâmpada de UV, para que proporcione uma radiação suficiente para esterilizar os principais micro-organismos presentes na água.
Custom Search