geronetservices

HIDROPONIA

Técnicas de cultivo hidropônico

Agua, Apostilas, Artigos, Comércio, CursosEsportes, Games, Links, Turismo, Vigilancia

HIDROPONIA

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo). Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar. Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca. A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia. Gericke adotou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial. Quando se diz que "Gericke é o pai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia. Princípios de funcionamento: As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

HIDROPONIA
A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia.
Apostilas em PDF:
Hidroponia, Cultivo hidroponico, rúcula hidroponica

Conheça tudo sobre hidroponia, suas técnicas, seus custos, suas vantagens e desvantagens. Sugestão de projetos e montagem de empresa.
Índice do Manual de hidroponia:

O QUE É HIDROPONIA?
PORQUE USAR A HIDROPONIA?
NA HIDROPONIA USAM-SE AGROTÓXICOS?
A HIDROPONIA "TEM QUÍMICA?
A HIDROPONIA É UMA TÉCNICA ESSENCIALMENTE INORGÂNICA?
SISTEMAS HIDROPONICOS
O SISTEMA DE PAVIO (WICK SYSTEM)
O SISTEMA DE LEITO FLUTUANTE (FLOATING BED SYSTEM)
O SISTEMA DE SUB-IRRIGAÇÃO OU SISTEMA DE ENCHENTE VAZANTE (EBB AND FLOW SYSTEM OU FLOOD AND DRAIN SYSTEM)
O SISTEMA N.F.T. (NUTRIENT FILM TECHNIQUE SYSTEM)
O SISTEMA DE GOTEJAMENTO (DRIP SYSTEM)
SISTEMA AEROPONICO OU AEROPONIA (AEROPONIC SYSTEM)

A HIDROPONIA ORGÂNICA
O SISTEMA AQUAPONICO OU AQUAPONIA (AQUAPONIC SYSTEM)
O SISTEMA GEO-HIDROPONICO OU GEO-HIDROPONIA (GEO-HYDROPONIC SYSTEM)

O QUE É BIODIGESTÃO?
MATÉRIA ORGÂNICA E MATÉRIA ORGANIZADA

O BIOFERTILIZANTE
O BIOGÁS
EU SOU O HUMUS
GALERIA DE FOTOS
A HIDROPONIA HOJE
ANÁLISE E IMPLANTAÇÃO
CASA DE VEGETAÇÃO OU “ESTUFA”
APARELHOS DE MEDIÇÃO
RESERVATÓRIO
CONJUNTO MOTOBOMBA
PERFIS E BANCADAS
GERMINAÇÃO E CULTIVO
MATERNIDADE
BERÇÁRIO OU PRÉ-CRESCIMENTO
CRESCIMENTO FINAL
SOLUÇÃO NUTRITIVA
CUIDADOS GERAIS
Projeto  de Cultivo Hidropônico
LAYOUT, MONTAGEM
Esquema Geral de montagem
TAMPÃO P/ FECHAMENTO DO PERFIL
SISTEMA INJETOR DE SOLUÇÃO
Esquema do cavalete do perfil grande
Esquema para retorno do reservatório
 

Links recomendados: Cursos, Genealogia, Eletrônica, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro