geronetservices

AGUA POTÁVEL

A qualidade da agua que você consome representa a qualidade da saúde de sua família.

Agua, Apostilas, Artigos, Comércio, CursosEsportes, Games, Links, Turismo, Vigilancia


Limpeza da caixa d'agua

Depois que a água passa por modernos processos de tratamento, ela é distribuída à população totalmente livre de impurezas. No caminho pode sofrer interferência de encanamentos danificados ou corroídos. Ao chegar à casa do cliente, a água tem outro local de armazenamento: a caixa d'água.

Esta deve ser lavada a cada seis meses e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum bicho ou sujeira entre nela. Esses cuidados são imprescindíveis, já que a responsabilidade da Empresa de águas é garantir a qualidade da água distribuída até as ligações. Daí em diante, a responsabilidade passa para o consumidor. Por isso, é importante que cada caixa d'água esteja tão limpa quanto a água que sai da estação de tratamento, para evitar a incidência de doenças.

Atenção: quando a caixa d'água for subterrânea, é indispensável observar se ela tem proteção contra a água de enxurrada. Ainda assim, ela deverá ser lavada periodicamente. Esses cuidados além de tornar os filtros mais duradouros traz saúde para sua família.

facebook twitter

Custom Search

Agua potável

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, morrem atualmente 29 pessoas/dia por doenças decorrentes da qualidade da água e do não tratamento de esgotos e estima-se que cerca de 70% dos leitos dos hospitais estão ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água.

A superfície de nosso planeta é constituída por apenas 30% de terra firme, os 70% restantes são de água, mas nem toda essa água está disponível para uso humano, 97% são águas salgadas e apenas 3% são doces. Destes, apenas 0,6% são águas doces superficiais sendo que um pouco mais da metade está disponível nos lagos e nos rios. Nosso corpo também é em sua maior parte constituído por água e por isso nossa vida depende diretamente dela.

Cada vez mais vemos crescer a consciência sobre sua importância vital, porém, mesmo sabendo da incomensurável importância para nossas vidas e do risco eminente da falta da mesma, muitos ainda continuam poluindo rios e reservatórios com esgotos domésticos e industriais, retirando vegetação protetora das margens e mananciais, o que apressa seu assoreamento, envenenando com metais pesados e agrotóxicos, construindo em suas margens e modificando seus cursos, além de muitas outras agressões. Ao mesmo tempo, empresas multinacionais, que já entenderam o valor vital da água, resolveram agora embutir um valor econômico, transformando o que deveria ser direito de todos em mais um bem de consumo, um produto para enriquecer ainda mais quem já tem bastante dinheiro.

A natureza, o homem e até mesmo as cidades estão interligados e dependem de um equilíbrio do ciclo da água. Apenas quando tivermos um destino adequado para todo o lixo e todo esgoto produzido nas áreas urbanas, poderemos garantir a conservação de nossos rios e mananciais. Por isso é preciso combater a poluição dos rios, impedir a ocupação irregular de seus leitos e, principalmente, investir em na recomposição das matas ciliares e dos mananciais. A vegetação ciliar, ou matas de galeria, atuam como um amortecedor das chuvas, ajudando o solo a absorver cerca de 99,5% das suas águas, que são posteriormente liberadas.

Links recomendados:

Cursos, Genealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro

Custom Search